segunda-feira, 16 de novembro de 2015

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MULTIMÉDIA - Imagem

Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: programas Bitmap (imagem) e programas vectoriais (gráficos ou desenhos). Qual a diferença?


Bitmaps 

Bitmaps são imagens formadas por pixels. Um pixel nada mais é do que um dos pontos em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Bitmaps são indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Os arquivos bitmaps por serem formados pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior. Exemplos comuns de imagens do tipo bitmaps são aquelas tiradas com máquinas fotográficas digitais e os formatos mais comuns são: JPEG, GIF, TIF, BMP, etc.

BMP - é o formato mais comum

GIF formato com compressão sem perdas, não perdendo qualidade quando é alterado o seu tamanho original.
Não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor). O sucesso deste formato na web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
JPEG - é um formato muito popular para a compressão de dados. Formação com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade de imagem. É um formato essencial para trabalhar em paginas web, apesar da perda de qualidade, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços  e muitas vezes menores das do formato GIF.
PDF - formado pelo programa da adobe .
PNG - formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF .
TIF -  formato sem compressão, muito utilizado em programas Bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização.É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.

Vetorial

Vetoriais são imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. Se numa imagem vetorial criarmos um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 300 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora, se fizermos isso em imagens do tipo bitmap: o quadrado vai perdendo qualidade à medida que é ampliado. A grande diferencia entre Bitmap e Vetorial é isso, a capacidade de ampliação (praticamente ilimitada no caso da imagem formada por vetores). 

CDR - Corel Draw

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap: 

Os gráficos vetoriais são amplamente utilizados em websites, impressões, cinema, televisão, jogos, etc.. Por exemplo: logotipos de empresas normalmente são gráficos vetoriais, fundos, degradês, entre outros..  Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetorial deve ser esquecido, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras. Tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje. 


Webgrafia:
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Bitmap
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_vetorial

Sem comentários:

Enviar um comentário