quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Introdução à Teoria da Interatividade



Olá caro leitor !

Na aula de Aplicações Informaticas B foi nos pedido para falarmos de alguns temas acerca da teoria da interatividade (interface gráfica, interatividade, realidade virtual)



Interface gráfica:


   A interface gráfica assume grande importância uma vez que é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais. As GUIs (
Graphical User Interface) simplificam a operação de um computador, permitindo que usuários que não estejam familiarizados com programação ganhem experiência e conhecimento quando usam a interface.


Imagem 1 - Esquema da interface gráfica


Interatividade:


    A interatividade tem estado a evoluir ao longo dos anos, estando presente nas nossas vidas. Entende-se por interatividade a capacidade de um sistema de computação interagir ou permitir a interação. O utilizador dá instruções de ações ao sistema e, em função dessas ações, o sistema adapta-se criando novas situações ao utilizador. Esta interatividade é feita por vários dispositivos e tecnologias, como por exemplo: touchscreen e hardware (teclado, rato, etc). Este conceito está tambem associado aos meios de comuniçao.


Resultado de imagem para interatividade
Imagem 2 - Interatividade



Realidade virtual:

    É o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar em mundos criados por um computador. Ela começou a se desenvolver em várias áreas diferentes a partir dos anos 70. Alguns dos primeiros usos foram em simuladores de vôo, que ajudavam a treinar futuros pilotos. 

   A realidade virtual consiste numa tecnologia de interface avançada que permite ao utilizador interagir, visualizar e manipular objetos em vários ambientes. O objetivo desta complexa interface é recriar ao máaximo a sensaçao de realidade no utilizador. Para isto são usados equipamentos, como luvas de dados, de modo a que exista a estimulação não só da visão, mas tambem dos outros sentidos do utilizador.

Imagem 3 - Óculos para realidade virtual






Webgrafia:

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_gr%C3%A1fica_do_utilizador 
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Interatividade
  • http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-artigos/afinal-o-que-e-interatividade
  • http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-realidade-virtual
  • http://www.infoescola.com/tecnologia/realidade-virtual/












Sem comentários:

Enviar um comentário